ga('require', 'GTM-T4MPF9F'); O que é uma Geladeira Frost Free e Como Ela Funciona?
top of page

O que é uma Geladeira Frost Free e Como Ela Funciona?


A geladeira ou refrigerador antigo, chamado convencional, é conhecida por gerar camadas muito grossas de gelo, sendo necessário descongelar a geladeira de tempo em tempo. Nos refrigeradores frost free isso não é necessário.

Frost-free significa livre de gelo, é um sistema de refrigeração no qual o ar é forçado dentro do aparelho através de um motor ventilador, forçador que faz com que o ar circule dentro de todo o produto, evitando assim o gelo aparente excessivo como nas geladeiras convencionais.

O evaporador normalmente fica embutido, e o motor ventilador posicionado estrategicamente faz com que esse ar frio seja sugado e circulado por toda a geladeira. Esse ar passa por um duto de ventilação e controlado na parte inferior do produto por um damper termostático.


O refrigerador frost free precisa periodicamente derreter esse gelo do evaporador, para evitar o bloqueio. Esse tempo do produto acionar o motor compressor ou fazer o degelo é controlado pela placa de potência, através do sensor de temperatura que mantém o produto na temperatura escolhida na placa de interface.


Junto ao evaporador é instalada uma resistência de degelo, auxiliada de um termofusível ou bimetal. Alguns fabricantes como a Electrolux, usam uma resistência da calha, ligada junto com a resistência principal. Ela é responsável por fazer o degelo da geladeira e após isso a placa libera energia para voltar a ligar o compressor quando a temperatura correta é identificada pelo sensor de degelo, que fica instalado no evaporador ou congelador do produto.


Assim como a geladeira convencional, a frost free também tem o compressor, relé de partida, protetor térmico. E usa gás refrigerante, que passa por todos os tubos do condensador, capilar, filtro, e evaporador. Só não usa o termostato, que nesse modelo é substituído pelas placas de potencia, interface e sensores.

Algumas marcas que produzem geladeira frostfree: Brastemp, Consul, Electrolux, Samsung, LG, Continental, GE, Bosch, Dako, Esmaltec.


Defeitos comuns:

* Não congela

* Não gela em baixo

* Não liga

* Não desliga

* Gela pouco

* Vazando água

* Filtro entupido

* Não tem gás

* Não faz degelo

* Faz barulho ou ruído

* Borracha não veda

* Lâmpada não acende

323 visualizações0 comentário
bottom of page